Dieta Antioxidante: a dieta amiga da beleza e da juventude

Dieta Antioxidante

Você sabia que a dieta rica em alimentos que possuem a capacidade de combater os radicais livres é chamada de dieta antioxidante? A boa notícia é que, a dieta antioxidante é aliada da beleza, pois, o consumo diário de alimentos que possuem esta ação, retardam e previnem o envelhecimento precoce. Além disso, mantém a pele, os cabelos e as unhas fortes e saudáveis.

o que são radicais livres?

Os radicais livres, são substâncias produzidas pelo nosso organismo pela própria reação da respiração celular. A produção de forma equilibrada é importante para nossa sobrevivência, mas o problema está na produção exagerada que ocorre quando o corpo sofre com à má alimentação, a ação do estresse, da radiação solar, da poluição e o hábito de fumar. Quando em excesso, os radicais livres atacam o nosso organismo provocando doenças como o câncer, diabetes, doenças cardíacas, Mal Parkinson e o envelhecimento precoce da pele. Além disso, a ação dos radicais livres pode estar associada à infertilidade, acne, celulite, rugas, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e estrias.

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O nosso corpo é capaz de produzir naturalmente os antioxidantes, que são moléculas que funcionam em defesa do nosso organismo e neutralizam os radicais livres que são produzidos normalmente. Mas para combater a produção exagerada que ocorre devido às ações já mencionadas, os antioxidantes obtidos por meio da alimentação são fundamentais para a saúde humana.

Como fazer a Dieta Antioxidante?

Alguns alimentos possuem determinados nutrientes em sua composição que estimulam a produção endógena destes exterminadores de radicais livres. O manganês, presente nos cereais integrais, nas folhas verdes (couve, espinafre) e nos chás (cavalinha, dente-de-leão, centelha asiática); o cobre, encontrado nas nozes; e o zinco, que está na sardinha, na aveia, nas carnes e nas leguminosas, são alguns destes nutrientes que estimulam a produção de determinados antioxidante em nosso organismo após o seu consumo.

Alguns temperos e especiarias (cravo, canela, cúrcuma, açafrão, páprica, cominho, alecrim, manjericão e o orégano), possuem ação antioxidante. O cravo, por exemplo, pode ser mastigado, pois seus princípios ativos são absorvidos pela mucosa da boca e fazem bem à saúde. Frutas como açaí, morango, cereja, mirtilo, mamão, goiaba, abacate, laranja, limão, abacaxi, uva, acerola, caju, melancia e kiwi; e outros alimentos como chocolate, azeite de oliva, peixes, frutos do mar, legumes e o vinho tinto, também possuem ação antioxidante e por isso são benéficos à saúde.

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A recomendação é incluir estes alimentos antioxidantes na dieta, no mínimo, uma vez a cada dois dias. Mas se você é fã destes alimentos, use a criatividade e inclua estes alimentos diariamente na sua dieta.

Dieta Frutas

Exemplos de Alimentos Antioxidantes:

1- Açafrão (ou cúrcuma)
A especiaria é lotada de curcuminoides, compostos com ação anti-inflamatória e anti-idade. A cúrcuma é a raiz e o açafrão é a cúrcuma torrada, em pó. Se almoça fora, leve um potinho com o tempero e salpique sobre o arroz com feijão.

2- Aveia
Fonte importante de silício, auxilia na estruturação da pele, minimizando o aspecto da celulite. Tem betaglucana, molécula que melhora a circulação sanguínea e dificulta a absorção da gordura pelo intestino. De quebra, ainda ajuda a eliminar toxinas.

3- Azeite de oliva
Rico em gorduras monoinsaturadas, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Dê preferência ao extravirgem, que tem taxa de acidez inferior a 1%. Consuma, no máximo, 2 colheres de sopa por dia.

4- Chá de cavalinha, centelha asiática e dente-de-leão
A cavalinha apresenta bom teor de silício e funciona como diurético natural, desintoxicando o organismo e reduzindo, assim, o inchaço. A centelha asiática estimula a circulação sanguínea. Já o dente-de-leão ajuda a eliminar as toxinas.

5- Frutas cítricas
Limão, lima-da-pérsia, laranja e goiaba contêm a poderosa vitamina C, além de bioflavonoides, que aumentam o tônus das veias, favorecendo a microcirculação.

6- Frutas vermelhas
Morango e uvas vermelhas e roxas possuem protoantocianidina, substância que fortalece os vasos sanguíneos e linfáticos, melhorando a circulação.

7- Linhaça
Rica em ômega 3, antiinflamatório natural, auxilia na regulação hormonal. Também faz uma faxina interna, graças ao alto teor de fibras, contribuindo para evitar o acúmulo de impurezas que dificultam a irrigação e favorecem a celulite. Sugestão: leve de casa a linhaça triturada para salpicar sobre a salada, de preferência batida no liquidificador pouco antes de sair para o trabalho. Isso porque as sementes oxidam e perdem boas doses de ômega 3.

8- Mamão e abacaxi
Ambas as frutas têm propriedades antiedema, além de enzimas proteolíticas, que ajudam a digerir proteínas que, para algumas pessoas, podem detonar alergias capazes de estimular a formação de adipócitos (células de gordura).

9- Melão
Superimportante na alcalinização do pH sanguíneo (é anti-inflamatório), sobretudo se ingerido com as sementes, que podem ser trituradas, garantindo maior fornecimento de fibras.

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10- Óleo de gergelim
Grande fonte de vitaminas, em especial a E, que atua como antioxidantes e, assim, protegem as células da ação dos radicais livres. Também tem ação anti-inflamatória.

11- Peixes (salmão, atum, sardinha e arenque)
Ótimas fontes de ômega 3, gordura que também entra na tropa de choque contra a osteoporose.

12- Pepino
Diurético natural, alcalinizante e anti-inflamatório, ajuda a eliminar as toxinas, é rico em vitaminas A e C, além de sais minerais.

13- Sálvia
Ajuda a regular os hormônios femininos, sobretudo o estrogênio, intimamente relacionado à celulite.

14- Semente de abóbora
Ajuda a tornar o pH do sangue mais alcalino, o que afasta as inflamações. A semente de girassol, outro poderoso antioxidante, pode ser preparada da mesma forma.

15- Suco de uva integral
Além de antioxidante, também tem ação anti-inflamatória importante.

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Fonte/Créditos: Natue e Saúde Abril

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